domingo, 27 de dezembro de 2009
DEZEMBRO!
domingo, 1 de novembro de 2009
Bóra mudar de novo!
sábado, 3 de outubro de 2009
PICS
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
TRAMPO, WORK...De, rê, re, rê....
TRABALHO: o restaurante italiano enrolou um mês e ainda assim não abriu. Isso quebrou as minhas pernas. Tive que ir atrás de outro urgentemente. Fui chamada pra trabalhar num restaurante tailandês, que não tem nada a ver com o que estou acostumada, mas eles precisavam urgentemente – diferente dos outros que falavam que ainda estavam fazendo mais entrevistas e que iriam contratar mais pra frente – daí eu aceitei, lógico!!
O lugar é bem bonito, comida boa. Pediu, 10 minutos o prato tá na mesa. Os pratos vem todos juntos. Sem diferença de entrada e principal. As mesas são bem grandes, cabem 10 pessoas em cada uma, e você senta com outras pessoas. Terminou de comer...TCHAU!! Próximooooo!
Não tem nada a ver comigo. A rotatividade é grande e as pessoas não passam muito tempo lá. Tem sua refeição e vazam...Nem dá pra curtir os clientes...quem me conhece sabe como preciso desse contato.
Não preciso nem dizer da dificuldade de memorizar os pratos: gen gari gai, goong tohd praws , Pat prik king praws...um é doce, o outro é doce mas também apimentado e salgado ao mesmo tempo. Afe!
Bora procurar outro emprego...depois de algumas entrevistas em hotéis e três ofertas, escolhi um bar e restaurante típico inglês, não muito grande, aconchegante, localizado no centro comercial de Londres, entre as estações Monument e Bank, perto da London Bridge e 20 minutos de busão da minha casa. A hora é um pouco maior que a anterior e...trabalha-se de SEGUNDA A SEXTA...sem final de semanaaaaaaaa!! Acho que isso foi o que mais pesou na minha escolha. Nunca soube o que é ter todos os sábados e domingos pra mim!! Rsrsrs
Até parece que é festa...mas não é, não!! Estou trabalhando entre 10 e 14 horas por dia! Tudo que não trabalhei nesses 4 meses, estou pagando agora! No meu segundo dia, trabalhei DEZESSEEEIS HORAAAAS!!! Nem no Natal do Magic Kingdom, com milhares de visitantes e um monte de horas extras disponíveis, eu trabalhei tanto. Quero ver o resultado no final do mês...
Tô cansada e não consigo mais escrever,rsrsrs...depois conto detalhes sobre o novo trampo!
Muuuuitas saudades da família e amigos!!
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
CIGANA...HOMELESS...SEM TERRA...me chame do que quiser!!
Uhuuuuu, estou de volta!!! Muito bom sentar aqui e escrever tranquilamente. Vai ser super longo, mas com muitas emoções...
Os vizinhos de cima se mudaram e saíram desse prédio. Os poloneses filhos da p*&¨%%@ que moram no prédio ao lado, vagabundos, entraram no apê e roubaram os canos e fios pra vender. Resultado: água alagou todo o apartamento e começou a pingar no nosso flat também. Baldes por toda a sala...hora de sair! Bóra buscar na net um apê pra alugar...por menos de 80 libras por semana não se acha um quarto descente em localização digna. Achei um por 70 na zona 2 (perto do centro)...daquele tipo que só cabe uma pessoa, sabe? Ainda sem trabalho, a situação foi essa: ou paga o aluguel ou come. Fiquei desesperada. Falei com a galera do squat e eles decidiram ajudar a abrir outra casa. Achamos uma há duas ruas abaixo da outra. Entramos na casa no dia 31 de julho, trocamos a fechadura e virou nossaaaa!!!!
Quem ficou na casa fomos eu e a Paula (espanhola irmã do Daniel – ele morava comigo na antiga casa). O flat tem dois andares, dois quartos enormes já com camas e colchões, duas televisões, uma sala imensa, banheiro, cozinha com geladeira, microondas, fogão elétrico...água e luz!!!
Obviamente a casa estava imunda. Limpamos tudo e ficou com cara de residência descente, RS!!
É lógico que as coisas não são tão fáceis assim. Estão beeem longe de ser fáceis. “Squatar” é totalmente legal e existe um conselho disponível com advogados pra nos fornecer informações necessárias. Mesmo assim, squatters são mal vistos. Logo no primeiro dia, vieram os encanadores pra fechar a água do apê pois, teoricamente, não deveria haver mais ninguém. Quando descobriram que estava ocupado novamente por squatters eles ficaram putos e começaram a nos ameaçar. Não passou disso, claro, pois eles não podem fazer nada. Foram embora de cabeça baixa. É até compreensível uma reação dessas, pois vieram já com caminhão pra levar a geladeira, fogão...acho que já tinha até feito sorteio pra definir quem ia ficar com o quê, uauahuha!!
Só podem nos tirar da casa se provarem que essa casa será usada pelo dono. O que não é o caso, pois esse prédio será demolido no final do ano, então todos terão que sair. Quando as pessoas vão saindo, o council vem e coloca placas nas portas e janelas. Por esse fato, deve haver sempre alguém na casa caso eles venham. Esse é o preço de não pagar aluguel! A Paula trabalha só dois dias por semana, e eu na maioria das vezes à noite. Alternamos pra cuidar da casinha...
Ao contrário do que disse John Lennon, o sonho acabou!!!
Numa terça feira (dia 18 de agosto, pra ser mais específica) recebemos uma carta do council dizendo que teríamos que sair da casa no dia 20, pois a casa seria entregue pra alguém. Fomos ao conselho dos squatters e eles disseram que a carta parecia legítima e que não poderiam recorrer. Eu e Paula não queríamos correr nenhum risco de ter a polícia na nossa porta e passar por constrangimentos então decidimos sair da nossa tão querida casinha...detalhe que tivemos menos de 48 horas pra arrumar tudo!
A questão maior foi: pra onde ir?? O stress foi grande!! Eu só ia receber meu salário (de 15 dias trabalhados) no dia 28. AAAAAAAAAAAAHHH. Foi quando o “anjo Raí” me ligou pra saber como eu tava, contei minha situação. “Dani, meu landlord vai viajar essa semana, justo no dia que você tem que sair, quer passar a semana aqui, daí você procura um lugar com calma?”.
UHUUUUUUUUUU!!!!!!!! Nem acreditei quando ele falou...sorte master!!!
Agora é “só” arrumar as milhares de coisas, que só têm se multiplicado, e zarpar.
Fiquei o sábado inteiro na net, até encontrar dois lugares perto de onde eu já morava e fui conhecer no sábado mesmo. Escolhi o quarto que fica em Camberwell, na zona 2, sul de Londres. O quarto é single e fica numa super casa com mais 5 quartos. Ainda não estão todos ocupados. Me mudei na quarta seguinte, depois de fazer um acordo com o landlord, já que poderia pagar só na sexta feira. UFA! Agora tenho um quartinho (nada como onde squatava) mas pelo menos tenho minha liberdade e não preciso ficar preocupada!!Depois de uma semana, consegui arrumar minhas coisas...ai que alívio!! Agora posso dormir em paz....
Recapitulando...Em menos de dois meses mudei de casa 4 vezes...Da casa da Nayana em Hackney para o Squat 1 em Bermondsey, depois para o squat 2, também em Bermondsey. Do squat 2 para a casa do Raí em Paddington e da casa do Raí para minha nova casa em Camberwell. Conheci as regiões nordeste, sudeste, oeste e agora sul de Londres. Conheço todos os busões dessas áreas...auhauhaha!!
Como diz o nosso querido Roberto, e repetindo o que escrevi no início...SÃO MUITAS AS EMOÇÕES!!
Considero essa experiência como um teste...nenhum desses momentos têm sido negativos...estou adorando cada minuto...
PRÓXIMO CAPÍTULO: Trabalho.
terça-feira, 14 de julho de 2009
Visitando a cidade!
Essa seman fui à Tower of London, Tower Bridge, Science Museum, Canary Wharf, Battersea Park, Mayfair...adorei tudo! Os museus são de graça...vale a pena!
Fora que na primeira vez que vim já tinha feito o tour: Big Ben, Trafalgar Square, Picadilly Circus, Soho Square...
Na quinta fui a um bar brasileiro chamado Guanabara, convidada por uma amiga sul africana (Darsh) que conheci no Canadá, e desde então não havia a encontrado de novo (6 anos). Uma banda chamada Napalma se apresentou...mistura de samba com merengue, eletrônico...loucura, mas muuito bom...nos divertimos muito!!!
***Sim, a tatuagem é de verdade!! Fiz 4 dias antes de embarcar pra Europa. LINDAAA!! rsrsr
XXXX
sexta-feira, 10 de julho de 2009
London Town
Well, well, well!!
Toulouse me proporcionou momentos maravilhosos, inesquecíveis! Mas como meus estudos irão começar no próximo ano- se nenhum plano mudar - e, ainda, o dinheiro estava saindo sem retorno algum, decidi vir à terra da Rainha.
Comecei a mandar currículos num domingo (dia 21 de junho) e na segunda já me ligaram. Na terça outro restaurante me ligou, daí decidi comprar minha passagem à Londres pra fazer as entrevistas. Louca atrás de lugar pra ficar, acabei recebendo a oferta de ficar na casa da cunhada da minha irmã. Muito querida!! Cheguei de madrugada, peguei um busão (existem onibus noturnoooos) e de cara passei pelo Big Ben, Trafalgar Square e St Paul's Cathedral. Não respirava, mas sim, suspirava todos os momentos. Pra quem me conhece há um tempo sabe o sonho que eu tinha de vir pressa cidade!!!
Fiz as entrevistas e todos ficaram de me dar resposta na semana seguinte...que nervoso!!!
Enquanto isso conheci um pouco a cidade. Peguei duble deck bus todo o tempo pra conhecer as ruas...ver as pessoas, lojas...
Encontrei com meus amigos que estão morando aqui. Com eles conheci um pouco o lado "barístico" e "baladeiro". UHUUUUUUU, dimais! Tem de tudo aqui! Essa cidade não pára...dia & noite!!!
Decidi mudar de vez, já que as oportunidades são inúmeras!
Voltei pra Toulouse depois de uma semana de estada em Londres, arrumei minhas malas e após muitas festas e despedidas, vim para Londres.
Essa parte foi um dos maiores pesadelos que já tive!
Imaginem pegar dois trens com duas malas de 32 kg. A Dafne me ajudou a levar até a estação de Toulouse. Mas de lá em diante, foi eu e Deus!
Ao pegar o trem até Paris, descobri que não tinha espaço pra por as malas! "Como assim, moço? Eu to indo de trem exatamente porque não poderia ir de avião carregando tudo isso!!" hunf!...daí coloquei a mala na cama onde deitei. Tive que me encolher toda pra dormir! Ainda fiquei ouvindo ronco dos outros!
Chegando na estação de Paris, com atraso, descobri que tinha q pegar um metro até o outro terminal!!! Adivinhem...tive que subir escadas...(Não tinha rolante e muito menos elevadores)!! Lógico que mobilizei umas 5 pessoas, só nesse percurso. Obviamente, perdi o trem à Londres. Fui reclamar, falando que o trem de TOulouse à Paris se atrasou. A moça toda educada, não só conseguiu uma passagem pro próximo trem, como me deu PRIMEIRA CLASSE!!! Pelo menos uma alegria. A minha sacolinha de petiscos nem serviu...hahha...comi muito bem no trem!!
Bom!! Ao chegar em Londres, não sabia como ir pra casa da Ná! Daí fui perguntar pro ponto de informações! A mulher me falou um onibus erradooooooooo! Fui parar sei lá onde! Ainda carregando malas...desencanei de busão! Não aguentava mais! Perguntei prum cara como fazia pra conseguir um táxi. Daí ele todo atencioso ligou prum minicab, que é bem mais barato!
UFFAAAA, depois de umas 14 horas partindo de Toulouse, cheguei (no dia 2 de julho), tomei banho e capotei!!!
No dia seguinte fiz uma segunda entrevista em um restaurante italiano que irá abrir em alguns dias. O maître gostou do meu sorriso...esperei uns 4 dias pra resposta, que foi afirmativa! FINALLY A JOB!
Agora é só a correria de abrir conta em banco, fazer National Insurance Number...
Ainda estou sem um lugar fixo. Estava na casa da Nayana, mas tive que sair porque o quarto ia ser ocupado. Agora estou numa "squat house". Uma casa vazia que o namorado da Nayana achou, junto com uns brasileiros e ocuparam. Daí eles só pagam o gas e a luz!! Isso é totalmente legal!! Que máximo!
Esse meu post ficou muito longo. Depois conto o que ando fazendo por aqui!!
XOXOX (Hugs and kisses) from London.
terça-feira, 7 de julho de 2009
Longtemps!!!



No dia 4 mudei prum pequeno, mas beeeem pequeno estudio no andar de cima da casa que estava ficando. Sabe a casa dos sete anões??? Então...bem parecida! Como é no sotão, o teto é muito inclinado e para eu dormir, tinha que me abaixar. PRa eu pegar minhas roupas, tinha que me ajoelhar! Mas adorei...Foi ali que eu vi a vantagem de ser baixinha...
Foi pura sorte conseguir esse lugar...o preço foi uma bagatela e tenho um lugar todinho meu! Que delícia!!
O tempo em Toulouse está muito agradável. Sentar a beira do rio e ver a lua cheia brilhando e a ponte refletindo na água é realmente um momento muito especial. Um momento que eu gostaria de dividir com todos os meus queridos amigos. Um momento que pede uma voz e um violão...um vinho!!
Ainda bem que muitas pessoas queridas apareceram pra me fazer companhia e dividir as saudades!!
Houve um momento nesse mês em que pude matar essas saudades...Num dia de chuva, estava na casa dos brasileiros, Bruno e Everton, mais conhecida como a república Ozenne, onde mais 10 pessoas moram, e do nada comecei a cantar. Para minha surpresa, o Bruno pegou seu violão e o Everton o bongô, e me acompanharam. Ficamos horas fazendo música!! Terapia pura...e meninos muito queridos!!
Com eles e mais uns amigos alemães, a Jú, a Mari, fomos praticar wakeboarding! Quer dizer, TENTAR!! Não saímos do lugar! Que frustrante! Daí o instrutor viu que éramos uma negação (os meninos já sabiam e arrasaram) e nos indicou tentar o ski...mas também não rolou!! Daí ele falou...tenta o kneeboarding....que é uma prancha mais larga onde voce vai de joelhos...
AEEEE!! Conseguimos chegar na primeira curva...uahuahuah!! Foi muito legal, mas é o tipo de coisa que voce faz uma vez! Sem paciência!! ahahha!! Obviamente que ficamos doloridas a semana inteira, acho que até mais...ow vida dura!!
Toulouse tem sido uma cidade querida...mas...."TO BE CONTINUED"
Bisous
domingo, 31 de maio de 2009
Ça marche!
Quase um mês se passou! Muitas coisas já aconteceram, mas isso ainda é só o começo. Acabei de chegar do "forum de línguas do mundo" e conheci brasileiras e comi cajuzinho e queijadinha. Existe uma associação brasileira...bom para contatos. Até rolou apresentação de capoeira, mas eu perdi, =(
Nesse fórum (que na verdade é uma grande feira na Place du Capitole), apareceram umas meninas pedindo pra galera assinar a aprovação de um casamento na camiseta da futura noiva. Agora me fala se essas pessoas têm mais o que fazer?? Dei tanta risada...a noiva estava de patins, com uma peruca rosa, e todas as meninas estavam com uma camiseta com a foto da noiva e atrás da camiseta estava o nome de cada uma delas...uahuahuahuha! vai entender!!!
Quarta feira, como muitos devem saber, foi a final da liga dos campeões: Barcelona X Manchester. Fomos a um pub inglês assisti-lo. Muuuuito legal...só dava espanhol!!! A galera vibrou, gritou olé e bateu palma...très amusant!!
Consegui um lugar mais barato pra morar...bem menor, obviamente, mais "ça marche". Se tudo der certo, terça feira eu mudo!!!
Sexta feira, fui ao Rotary Club Cent e fui muito bem recebida pelos rotarianos. Jantar maravilhoso e pessoas muito simpáticas!!
No sábado, como de costume, fui à la Garonne beber e conversar.
Sabe quando tem uma galera tocando e, começa a chegar outros músicos e rola aquela Jam...pois é, foi o que rolou. Violão, "ovinho", trompete e trombone...delícia!
Terminei o nível 2 do curso (e com notas muito boas) e agora vou fazer umas aulinhas particulares...vai ser melhor e mais barato!! As pessoas têm me dito que evolui bastante...on vera!!!
Biz
quarta-feira, 20 de maio de 2009
J'ai retourné.
Temos ido muito aos parques e aos bares!
Nao precisa nem dizer que fomos mais uma vez ao Populaire aproveitar a promoçao. Nao sabia que podia beber tanta cerveja!
Tenho que parar...rs!
Nao sei se comentei, mas os bares fecham cedo aqui (2h-3h). B-O-R-I-N-G!!
Descobrimos um restaurante universitario onde comemos beeeeeem, por bem pouco. Gasto menos lah do que comer em casa... que maravilha!
Jà fiz carteirinha pro restaurante, pra transporte. Aqui estudante tem a bola da vez! Paga mais barato até em restaurantes.
Dah pra usar bastante o metro! Alias vou tirar uma foto.. é tao pequenininho. Muito fofo!
Bom, os estudantes nao sao muito educados. Nao se ve pessoas se levantando pra dar lugar aos mais velhos e nem seguram as coisas dos que estao de pé.
Nas calçadas, so se ve rastro de mijo. AARGH!
Tenho visto umas coisas bizarras aqui.
Quando estava no orelhão falando com a familia, passa uma mulher muuuito estranha com....UM RATO NO OMBRO!!! Nao era hamster...era mesmo um rato com rabao!
Estàvamos no parque, no sàbado, quando me aparece um casal que havia casado, andando pelo parque com os seus convidados pra tirar fotos!!!
Tinha um que acho que era de Marrocos, e as madrinhas ficam fazendo akele: la_la_la_la_iiiiii, igualzinho da novela.
Um dia a Julia estava no metro e ai entrou uma galera toda chique (brega). Quando eles sairam do metro, ela viu que tinha um casal de noivos tb e o fotografo começou a tirar foto!!!
Que cenàrio mais romantico!!!
Esse vai ser mais un final de semana longuissimo. - Feriado nessa quinta! Pretendo viajar, mas nao tenho certeza.
Ah, se alguem auiser me ligar, jah tenho celular. Agora sim eu sou gente. Estava bem dificil viver aqui sem um: +33 06 34 76 28 20.
SUCESSO galera!
Bjao
**Sem fotos por enquanto...je suis desolée.
domingo, 17 de maio de 2009
SEM NET
Soh avisando que esta tudo bem!!!
Logo, logo eu posto!!!
Bjoooos
terça-feira, 12 de maio de 2009
C'est la vie!
Gente-e-e!!
Ontem fui à um "boteco" francês. Chegamos cedo - umas 9 horas, e até então estava bem traquilo. Onze horas, já não dava mais pra andar. Oui, oui...em plena segunda feira o boteco bomba de estudantes!!! Essa galera estuda nada!! Só na azaração. Mas também a promoção é boa: bandeja com 13 chops a 13 euros!! - A França produz poucas cervejas. A melhorzinha é a Heineken...nos bares, se vende cervejas belgas....beeeeeeem melhor!!
No fim da noite, teve galera dançando em cima das mesas! kkkk
O melhor daqui é que não paga pra entrar nos lugares e só se fuma fora do estabelecimento. Sem esse negócio de sair fedendo a cigarro!!
Foi bem divertido. Obviamente, conheci mais brasileiros e latinos tb. SUCESSO! rsrsrs...
Difícil foi assistir a aula hj (Fui dormir as 4 e acordei as 7:30).
O tempo não passava! Booooooriiiiinnnggggg!
Hoje o tempo estava bom, então decidimos (Eu, Júlia, Giovani - Peru, Antonio - Espanha e Zale - Canada) ir a beira do La Garonne pra tomar um sol e praticar o nosso pequeno francês. Acho que foi a maior conversação em francês que eu já tive até agora!
domingo, 10 de maio de 2009
Noite Latina
(Foto: Église Notre-Dame de La Dalbade, na rua onde moro).
Abord (Primeiramente): FELIZ DIA DAS MÃES!!! Mãe te amo muitãaaaaao...parabéns por ser uma mãe maravilhosa!!! Parabéns também para minhas titias e madrinhas queridas!!
Ben, ontem foi mais um dia de passear. Eu e o Júlio nos encontramos na Place du Capitole para andar pelo centro. Enquanto eu o esperava, uma mulher muito bizarra, com os dentes de ouro chegou me intimando pra eu doar 10 euros pra uma instituição. Muito grossa, ela saiu com uma cara bem desagradável quando eu recusei doar. To assustada até agora!
Encontramos outros estudantes (Ingleses e escoceses) e fomos a Cathédrale de Saint Étienne. Muito bonita!! Depois eles nos convidaram para ir a um museu de instrumentos médicos: "Non, merci! Ninguém merece, né. Posso viver sem essa". Queria ver alguma apresentação de dança ou música, mas eu e o Júlio acabamos vindo para casa, com Stella Artois na mão, para ele usar meu computador já que ele não tem, enquanto eu dei uma estudada no francês.
À noite, como tinha combinado, fui a estação de trem para me encontrar com a galera e ir à salsa. Só o Andrei apareceu! Um bando de furão!!! rsrsrs
Eram 9 horas e descobrimos que o bar abria somente a meia noite. =S
Fomos fazer um esquenta num pub inglês na esquina da minha rua. Assistimos a final do campeonato francês, com direito a gol de brasileiro.
Fomos a beira do rio La Garonne, passamos um pouco de frio e depois fomos à baladinha master. Só tinha latino, obviamente, mas quem me ensinou a dançar, foi um francês! Tocou samba, funk do TIGRÃO e o melô da BOQUINHA DA GARRAFA!! auhuahuah- Fazia no mínimo uns 10 anos que eu não ouvia essa música.
Mais tarde, bombou! Conheci um português, e depois 2 franceses LOUCOS que falam português com sotaque carioca...kkkkkkkk...dei muita risada: " Pô, sou brasileiro mermão!".
Impagável!
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Que língua?
Hoje (8), é feriado na França e foi o dia mais cinzento da semana. Mesmo assim eu, a Júlia (BRasil) e o Júlio (Peru) fomos fazer um pique nique a beira do Rio La Garonne. Bebemos vinho, comemos croissant com Nutella e baguetes. O mais curioso foi que quando as pessoas passavam, diziam "Bon Appetite". Que chique, não? Depois fomos passear pela cidade para conhecer mais. Ao vir para casa, nos deparamos com um magasin que vende cervejas artesanais. Como eu não tinha o percebido antes?? Têm váaaaaarias...Très intéressant!! Lógico que compramos francesas pra provar. São marcantes com sabor amadeirado.
Um pouco antes disso, fui comprar cartão para fazer ligações locais e percebi que aqui em Toulouse os franceses não esperam a gente tentar se comunicar em francês, tentam adivinhar o que a gente fala e respondem umas coisas nada a ver. Ao contrário do que todos falam, eles perguntam: você fala espanhol, inglês?
Como assim? Tenha paciência, mon ami!!!Quero praticar!!
Preciso arranjar amigos franceses!!!
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Des activités culturelles

Ben,
A Alliança Française aqui é do c*%$#. Têm gringos de todas as partes do mundo, até do Camboja e Arábia Saudita...mas acho que a língua mais falada depois do fracês é o espanhol. A comunicação tá no mínimo confusa. Uma hora sai espanhol, outra inglês, outra português, mas heureusement* sai mais o francês...é um bom exercício pra cabeça!
A escola organiza diferentes tipos de atividades, gratuitas ou não, e isso nos mantém ocupados e informados. Na terça feira teve um tour pela cidade e pudemos saber um pouco mais sobre Toulouse. Descobri que moro na "centre ville", o que é muito bom, porque é tudo perto...até a Luis Vuitton, (muito útil não?).
Ontem (quarta feira), teve "une soirée gourmande" onde os estudantes levaram pratos típicos do país!! Essa foi a atividade mais difícil...eu e a Júlia fomos ao "supermarché" Carrefour pra ver se achávamos algo...pensamos em fazer arroz com feijão, farofa, brigadeiro, pamonha...mas nada disso foi possível! Estávamos quase no fim das compra quando...voilá: TAPIOCA!!!!
Oui, Oui, TAPIOCA. Quem diria! É lógico que na hora de fazer foi uma catástrofe (ah, antes de continuar, saibam que a preparação foi na casa da Júlia, porque ela tem fogão!!!),ela despedaçava toda até que coloquei um monte de leite de coco e água pra dar aquela liga!! Ao chegar na escola, imaginem como ficou!! Borrachudo é pouco para descrever. Ben, eu expliquei o que era e como era feito e todo mundo entendeu e até que acharam interessante, mas na verdade o que salvou foram os recheios - NUTELLA e QUEIJO (foram as nossa opções de doce e salgado, rs). Aliás, tem brasileiro aqui se intupindo de NUTELLA (É muito barato)..."Meu sangue é pura NUTELLA".
Já o meu, hoje, é puro queijo!! Deram um curso e degustação de "fromage", o tão famoso queijo. Acidentalmente, vim para uma cidade onde o queijo é indispensável na refeição. Foram 7 tipos, todos artesanais, de diferentes regiões acompanhados de um vinho branco e um tinto, água, pães e legumes para limpar a boca. Digo que entendi o essencial. Tenho que ler mais sobre...Conversei muito e pude praticar bastante o idioma.
As aulas têm sido essenciais para o desenvolvimento do aprendizado, e nesses 4 dias estudando, aprendi muito já!!!
Alors, quem me conhece sabe que eu não consigo viver sem a soirée (noitada) de uma cidade. Estou tendo tiricuticos já...louca pra conhecer a soirée de Toulouse. Fui convidada para ir dançar salsa no sábado, e é claro que já chamei meio mundo pra ir junto...acredito que hoje vou a um bar com um mexicano...(Cris, nenhum ticano consegue acreditar que você passou um ano em Durango...é a mesma coisa quando digo aos Canadenses que morei um ano em Flin Flon, rsrsrs).
À bientôt.
*Sinto se têm algumas palavras em francês, mas é que vêm naturalmente, e gosto que seja assim pra eu praticar!! Se virem pra entender...rsrsrs!
segunda-feira, 4 de maio de 2009
À Toulouse
Salut mes amis!!
Estou em Toulouse, e com internet, finalmente!
Minha viagem foi um pouco cansativa, mas tudo traquila. Se despedir da família partiu meu coração, foi a parte mais difícil! No avião, ao meu lado, tinha um cara meio estranho, mas ainda bem que estava errado e veio um bem gente boa...conversamos bastante e dei umas boas risadas.
Fiz escala em Lisboa, e fui recebida pelos primos. Nada melhor! Eles me levaram para conhecer a cidade (e relembrar algumas coisas que eu já conhecia) e depois fui almoçar na casa deles. Compraram alimentos vegetarianos e tudo. Deu até tempo de tirar uma sonequinha antes de pegar o voo rumo a cidade destino: Toulouse!
No aeroporto, o casal já me esperava. Muito simpáticos e prestativos. Ao chegar em casa, já me mostraram tudo e Monsieur Planchard me legou pra eu fazer minhas compras. Eu só fiquei chocada com os recursos que terei para cozinhar: um microondas, uma geladeira e um "fervedor de agua". Se vira Dani!! Mas por enquanto to comendo bem. Tudo cozido...pas de problèm!
O preço dos alimentos são bons.Nem digo os dos vinhos...ai ai...nada como um vinho nacional!
Esse apartamento que estou se chama Hotel de Pierre e é um lugar histórico. Os de Planchard
ficam orgulhosos de morar aqui e receber estudantes. Olhem no google: 25, rue de la Dalbade,31000 Toulouse. Tem foto dela...na faxada tem umas estátuas...bom....
tenho fotos também.
Tem duas intercambistas na mesma casa: uma da Alemanha e outra da Inglaterra, mas partirão daqui duas semanas. No domingo, fui com elas a um pique nique
com outros intercambistas e é claro que apareceu um brasileiro. Conversamos e ele foi me ajudando em algumas coisas. Depois fui ao Musée des Augustines
(todo primeiro domingo do mes é de graça). E lá encontramos masi 3 brasileiros.
Voltamos e fizemos um jantar saboroso acompanhado de vinhoooooooo!!!!!!!!!!!! C'est une merveille française.
Foi um dimanche (domingo) bem proveitoso.
Hoje fui à escola. Consegui entrar no 2 estágio. uhuuuuu! Têm 8 alunos na sala e DOIS são brasileiros. Que MERDE! Brincadeira! Só enfatizando a existência
de brasileiros - e muuuitos - em TODOS os lugares do mundo!
Passei a tarde atrás de um adaptateur d'ordinateur pour le système european, acabei de comer uns legumes, logicamente cozidos e agora estou tentando escrever esse email enquanto falo com pessoas no MSN, baixo fotos e escolho a música que vou ouvir.
Je pense que ce tout pour maintenant.(Por agora, é tudo!)