quinta-feira, 7 de maio de 2009

Des activités culturelles


Ben,

A Alliança Française aqui é do c*%$#. Têm gringos de todas as partes do mundo, até do Camboja e Arábia Saudita...mas acho que a língua mais falada depois do fracês é o espanhol. A comunicação tá no mínimo confusa. Uma hora sai espanhol, outra inglês, outra português, mas heureusement* sai mais o francês...é um bom exercício pra cabeça!
A escola organiza diferentes tipos de atividades, gratuitas ou não, e isso nos mantém ocupados e informados. Na terça feira teve um tour pela cidade e pudemos saber um pouco mais sobre Toulouse. Descobri que moro na "centre ville", o que é muito bom, porque é tudo perto...até a Luis Vuitton, (muito útil não?).
Ontem (quarta feira), teve "une soirée gourmande" onde os estudantes levaram pratos típicos do país!! Essa foi a atividade mais difícil...eu e a Júlia fomos ao "supermarché" Carrefour pra ver se achávamos algo...pensamos em fazer arroz com feijão, farofa, brigadeiro, pamonha...mas nada disso foi possível! Estávamos quase no fim das compra quando...voilá: TAPIOCA!!!!
Oui, Oui, TAPIOCA. Quem diria! É lógico que na hora de fazer foi uma catástrofe (ah, antes de continuar, saibam que a preparação foi na casa da Júlia, porque ela tem fogão!!!),ela despedaçava toda até que coloquei um monte de leite de coco e água pra dar aquela liga!! Ao chegar na escola, imaginem como ficou!! Borrachudo é pouco para descrever. Ben, eu expliquei o que era e como era feito e todo mundo entendeu e até que acharam interessante, mas na verdade o que salvou foram os recheios - NUTELLA e QUEIJO (foram as nossa opções de doce e salgado, rs). Aliás, tem brasileiro aqui se intupindo de NUTELLA (É muito barato)..."Meu sangue é pura NUTELLA".
Já o meu, hoje, é puro queijo!! Deram um curso e degustação de "fromage", o tão famoso queijo. Acidentalmente, vim para uma cidade onde o queijo é indispensável na refeição. Foram 7 tipos, todos artesanais, de diferentes regiões acompanhados de um vinho branco e um tinto, água, pães e legumes para limpar a boca. Digo que entendi o essencial. Tenho que ler mais sobre...Conversei muito e pude praticar bastante o idioma.
As aulas têm sido essenciais para o desenvolvimento do aprendizado, e nesses 4 dias estudando, aprendi muito já!!!
Alors, quem me conhece sabe que eu não consigo viver sem a soirée (noitada) de uma cidade. Estou tendo tiricuticos já...louca pra conhecer a soirée de Toulouse. Fui convidada para ir dançar salsa no sábado, e é claro que já chamei meio mundo pra ir junto...acredito que hoje vou a um bar com um mexicano...(Cris, nenhum ticano consegue acreditar que você passou um ano em Durango...é a mesma coisa quando digo aos Canadenses que morei um ano em Flin Flon, rsrsrs).
À bientôt.

*Sinto se têm algumas palavras em francês, mas é que vêm naturalmente, e gosto que seja assim pra eu praticar!! Se virem pra entender...rsrsrs!

3 comentários:

  1. daniiii
    to adorandddooooooo seu blog amiga! e nao tem problema colocar as palavras em frances, mas quero q vc coloque a traduçâo de todas para eu aprender(e entender neh)!
    aiaiai, to quase forçando a minha visita prai viu... rssssss
    beijao, continue escrevendo e boas soirées pra vc! ;)

    ResponderExcluir
  2. Daniiii!!!

    senti que essa foi pra mim...soh que o contrário neh...malheuresement...heeh!!

    Adorei o seu blog..!!!

    Marvelleise..!

    Je t'adore...ami de mon couer...

    Bisous!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog! Tome todos os vinhos que puder, anote, faça uma planilha, um dia valerá a pena!

    Beijos

    ResponderExcluir